Sábado – Pense por si

Aprenda a dançar com Annarella Sanchez

Tânia Pereirinha 13 de maio de 2015 às 15:00

A pedido da SÁBADO, a professora de António Casalinho, o miúdo de 11 anos que é a nova sensação do mundo do bailado, explica como fazer as cinco posições clássicas do ballet. Leia a reportagem na revista de 14 de Maio

Criadas no século XVII por Pierre Beauchamps, são os mínimos olímpicos do ballet. Nem sequer variam de escola para escola nem de método para método. Na academia que fundou, com o seu nome, na Gândara dos Olivais, Leiria, há já 17 anos, Annarella Roura Sanchez ensina de acordo com o método da Escola Cubana, fundada em 1948 por Alicia Alonso e Fernando Alonso, mas as cinco posições do ballet clássico, são as cinco posições do ballet clássico. A professora, cuja história pode conhecer na edição da SÁBADO que chega amanhã, 14 de Maio, às bancas, explica como fazê-las.1ª posição: Os pés devem estar unidos e virados para fora e os calcanhares juntos, formando uma linha recta. Não esqueça, toda a perna deve rodar para fora, e não apenas o pé. É possível, no início da aprendizagem, afastar um pouco os calcanhares, uns dois ou três dedos, devido à dificuldade existente em encostar os gémeos. Lembre-se, pise sempre o dedo mais pequeno do pé, não o deixe cair para dentro.2ª posição: Mesma "forma" da primeira posição, mas com os pés afastados. Esta posição tem o tamanho de um "degagé à la seconde" (de um pé  no meio das duas pernas ) e essa distância não deve ser aumentada para facilitar o encaixe do quadril durante o "plié" (para alongar o quadríceps e o tendão de Aquiles). Assente no chão toda a superfície do pé, não deixe pender para nenhum dos lados. Não se esqueça de, na hora do "plié", manter sempre os joelhos para fora.3ª posição: Cruze um pé até ao meio em frente ao outro. O princípio é o mesmo: corpo para cima, pernas viradas para fora, peso sobre as duas pernas, sem deixar o pé ceder para algum lado.4ª posição: Partindo da terceira posição, faça um "degagé devant", assente o calcanhar no chão e obtenha assim a quarta posição. É a posição mais difícil, pois um pé fica exactamente à frente do outro, o que dificulta conservar o "en dehors" (pé virado para fora). Há, na verdade, duas posições: uma derivada da terceira e outra da quinta posição.5ª posição: É a mais fechada das posições. Um pé fica totalmente colocado à frente do outro, porém não se deve deixar apoiar o calcanhar nos dedos do outro pé.António Casalinho, de apenas 11 anos, começou a aprender ballet com Annarella Sanchez aos 8. Em Abril de 2015, na final da 16ª edição do Youth America Grand Prix, que decorreu em Nova Iorque, foi distinguido com o prémio de melhor bailarino na sua categoria e colocou a academia da cubana no mapa do bailado mundial. Veja os vídeos de António, versões ballet clássico e bailado contemporâneo, aqui.António Casalinho é a nova sensação do bailado internacional

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