Sábado – Pense por si

Agarrados aos videojogos

Mónica Baltazar 04 de novembro de 2025 às 23:00

Passam horas seguidas em frente ao computador, esquecem-se de comer e gastam centenas de euros em itens de jogo. As estratégias da indústria e como a pandemia aumentou o vício dos jogos online.

António Santos, 10 anos, já passou mais de 500 horas a jogar plataforma online Roblox. Teriam sido muitas mais se, em casa, a mãe não tivesse imposto uma espécie de “regime quase militar”, com horas para tudo, inclusive para estarem agarrados aos videojogos, numa estratégia de conciliação entre o trabalho intenso e os três filhos. No quarto da criança, há uma televisão ligada à Playstation mas nunca se acende nos dias de escola. Aos fins de semana e nas férias, António aproveita então para jogar online em todos os momentos que consegue, com os amigos e a irmã Bruna, quatro anos mais velha. Roblox e Minecraft são os títulos de eleição.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.