Sábado – Pense por si

A moda dos gatos com trela

Raquel Lito
Raquel Lito 29 de janeiro de 2025 às 23:00

Os felinos devem começar cedo os passeios ao seu habitat natural: fora de casa. Mas recomenda-se que o treino seja feito gradualmente. Veterinários defendem que levá-los à rua previne a agressividade e o tédio. Ficam mais sociáveis.

Maki é uma estrela nas ruas de Coimbra, por onde passeia regularmente – mas de trela. Além do estatuto de gata influencer, ganho no Instagram (maki_sweetmaki) com mais de 36 mil seguidores, mostra-se destemida fora de portas. Rita Andrade, a dona de 38 anos, leva-a aos jardins públicos da cidade, à Mata do Choupal, aos piqueniques de verão (perto da praia da Tocha em Cantanhede) e à Serra da Estrela no inverno. Há quem tire selfies com ela, outros reconhecem-na das redes sociais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.