Sábado – Pense por si

Os primeiros turistas em Portugal

Ana Catarina André 03 de março de 2018 às 18:00

Tiveram direito a fogo-de-artifício no Estoril e a uma visita às caves do vinho do Porto, mas foi do cortejo de campinos e do peru recheado do Ribatejo que mais gostaram.

Desembarcaram em Lisboa a 11 de Maio de 1911 e ficaram em Portugal nove dias. "Quando julgavam que iam ver uma cidade mesquinha, com um ou outro grande monumento, sem modernismos, sem as belezas dos grandes centros, viram a Lisboa nova e ficaram agradavelmente impressionados, com as avenidas largas, a casaria, os jardins e sobretudo com a forma porque a rua do Ouro se vestiu de flores para os receber", assegurava a revista semanal Ilustração Portuguesa, que descrevia assim a chegada de dezenas de congressistas estrangeiros a Lisboa. Vinham participar no IV Congresso Internacional de Turismo, que decorreu pela primeira vez em Portugal, apenas sete meses após a implantação da República.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.