Sábado – Pense por si

Chiado Editora: a máquina de fazer livros

André Rito
André Rito 02 de julho de 2015 às 18:32

Gonçalo Martins trabalhava na IKEA quando decidiu despedir-se e investir o seu último ordenado numa ideia de negócio. Bastaram 1.500 euros para lançar os dois primeiros livros. Sete anos depois, a editora é um caso sério de sucesso

O escritório fica num prédio antigo da Avenida da Liberdade. É num primeiro andar da zona imobiliária mais cara do país, onde o metro quadrado chega aos €1.500, que funciona a Chiado Editora. Há sete anos, o fundador, Gonçalo Martins, trabalhava na Ikea e escrevia num blogue de literatura. Também costumava ir a encontros deblogers, onde as conversas começavam com uma pergunta - "porque não publicas" - e terminavam invariavelmente com a mesma resposta: "já mandei para uma 30 sítios, ninguém me respondeu"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.