Sábado – Pense por si

Morreu a pianista Nella Maissa

Lucília Galha
Lucília Galha 26 de novembro de 2014 às 13:03

Começou a tocar aos 5 anos e só se despediu do piano aos 94. Gostava de tocar sobretudo música portuguesa, embora não fosse popular. A pianista da Casa do Artista morreu esta madrugada no ano em que completou um século de vida

Já não via, ouvia ou conseguia sequer que os seus dedos obedecessem para tocar as teclas do piano. Mas, apesar disso, continuava a adorar falar de música - coisa que fazia diariamente, além do hábito de ouvir rádio, revelou numa entrevista ao jornal i no início deste ano. Nella Maissa, residente no quarto 219 da Casa do Artista, nasceu em Turim a 7 de Maio de 1914, filha de um engenheiro e de uma dona de casa. Fez um curso de Direito mas nunca pensou em exercer, aquilo que queria mesmo era dedicar-se à música. Acabou por fazer carreira de pianista, porque desde pequena sempre houve pianos na sua casa. A sua mãe cantava de vez em quando.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.