A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Sydney Sweeney, a sex symbol idolatrada pelo movimento MAGA
Antes de causar polémica num anúncio publicitário, a atriz cativou o mundo como objeto de desejo no cinema e na televisão.
O anúncio: Sydney Sweeney em fundo neutro, sentada num cadeirão com calças e camisa de ganga vestidos. "Não estou aqui para te dizer para comprar ganga da American Eagle", diz, enquanto se levanta para exibir os contornos da indumentária, "nem que é a ganga mais confortável que já usei, nem que fazem o teu rabo parecer incrível". A que se segue a frase: "Sydney Sweeney has great jeans", um trocadilho entre ganga e genes, um piscar de olho ao seu estatuto como objeto de desejo.
Sydney Sweeney em anúncio da American Eagle gera polémica e divide opiniões
AP Photo/Yuki Iwamura
https://youtu.be/myGuMqj_7v0?si=sM_E_5QPSWuP_U3u
A série da HBO, um sucesso tremendo assinado por Sam Levinson, fez dela uma super estrela tão rapidamente quanto a tornou num sex symbol para uma nova geração, uma espécie de ideal de beleza feminina que tem sido aproveitado desde aí, de produções discretas com The Voyeurs a grandes filmes como Todos Menos Tu ou fenómenos globais como The White Lotus.
Sweeney, que continuou a aceitar papéis promíscuos e reveladores, aparenta estar bem resolvida com esta vertente da sua fama, ridicularizando-a no Saturday Night Live e classificando-a de "esta relação estranha que as pessoas têm comigo, e sobre a qual não tenho nenhum controlo".
O teor libidinoso do anúncio, no entanto, não foi tão escrutinado quanto a referência à superioridade dos seus genes, num momento da política americana em que Donald Trump ataca as políticas de diversidade, igualdade e inclusão e ameaça deportar milhões de migrantes - em particular depois de se descobrir que, nas últimas presidenciais norte-americanas, a própria Sydney Sweeney se registou na Flórida como votante do Partido Republicano, para surpresa e choque de muitos dos seus fãs.
Do lado conservador, denunciou-se a crítica a Sweeney como uma ilusão woke (politicamente correta), e até o próprio Trump interveio, dizendo que Sweeney tem "o anúncio mais quente" e contrastando-o com anúncios woke da Jaguar, Bud Light e até com Taylor Swift, que chamou de "perdedores".
Em Portugal, a Iniciativa Liberal juntou-se ao cântico, escrevendo pelo Instagram que o caso de Sweeney prova que "a cultura de cancelamento está ferida de morte", assim como "o fenómeno coletivista que perseguia indivíduos no estilo de julgamento popular medieval, incitando massas para oprimir e limitar a liberdade".
Entre os progressistas, há, ainda assim, quem acredite que a indignação com o anúncio foi exagerada pelos media e pela bolha das redes sociais. Certo é que, se houve vencedor desta polémica, foi a American Eagle: as suas ações dispararam com o fenómeno viral, crescendo 24% na bolsa de Nova Iorque - o seu maior aumento desde 2000. A volta da vitória veio pelo Instagram: "Vamos continuar a celebrar o modo como cada um usa a sua ganga AE, à sua maneira".
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Celebridades
Serviço de streaming
Série
Indústria cinematográfica
Sydney Sweeney
HBO
Instagram
Portugal
Añora
Spokane
Washington D.C.
Iniciativa Liberal
Hulu
Netflix
AE
Partido Republicano
Universidade da Califórnia
Artigos recomendados
As mais lidas
Jorge Costa: Um Bicho que era doido pelo FC Porto e gostava de culinária
05 de agosto de 2025 às 17:03Carlos Torres
Porto Covo: o sol, o mar e as novidades
05 de agosto de 2025 às 22:59Sofia Parissi
Tarefeiros ganham cinco vezes mais que obstetras do SNS
05 de agosto de 2025 às 07:00Rita Rato Nunes
Melides: uma terra de comunhão com a natureza
05 de agosto de 2025 às 22:59Sofia Parissi
Herdeiras de milionário do BPN vendem imóvel e Mercedes de 1938 para pagar dívidas ao Estado
06 de agosto de 2025 às 15:32