Secções
Entrar

Papa pede que haja um "direito de não migrar"

Lusa 24 de setembro de 2023 às 15:10

"Emigrar deveria ser uma escolha livre e nunca a única possível", defendeu durante o Angelus dominical pelo Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados.

O Papa Francisco exigiu hoje um "direito de não migrar", que permita às pessoas permanecer nas suas terras com dignidade, mas pediu que aqueles que o tenham de fazer sejam bem acolhidos e integrados.

EPA/CLAUDIO PERI

"Emigrar deveria ser uma escolha livre e nunca a única possível", defendeu, durante o Angelus dominical pelo Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, hoje proferido na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O apelo foi lançado depois das orações e na sequência da sua visita à cidade francesa de Marselha, conhecida por ser multiétnica e multirreligiosa, onde participou nos Encontros do Mediterrâneo.

"Na verdade, o direito a migrar tornou-se, para muitos, uma obrigação, mas deveria existir um direito de não migrar e permanecer na sua terra natal", considerou o Papa, no seu discurso feito à janela do palácio apostólico.

A Igreja Católica celebra hoje o 109.º Dia Mundial dos Migrantes, este ano sob o lema "livres para migrar ou permanecer".

"É necessário que a cada homem e mulher seja garantida a possibilidade de viver com dignidade na sociedade em que se encontram", sublinhou o Papa, lamentando que "a miséria, a guerra e a crise climática levem muitas pessoas a ter de fugir" das suas casas e países.

"É por isso que somos chamados a criar comunidades preparadas e abertas para acolher, promover, acompanhar e integrar aqueles que batem à nossa porta", disse, pedindo também aos fiéis para rezarem pela Ucrânia e pelo seu povo que "sofre tanto" na guerra.

Durante a viagem a Marselha, Francisco pediu à Europa que atue com responsabilidade face ao fenómeno migratório e insistiu que os migrantes que arriscam a vida no mar para chegar à Europa "não são invasores".

O Papa também criticou o "fanatismo e a indiferença" perante os migrantes que procuram uma vida melhor na Europa e agradeceu às organizações que os acolhem após as travessias do Mediterrâneo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela