Secções
Entrar

Francisco participa nas atividades pascais com uma visita à prisão central de Roma

Gabriela Ângelo 17 de abril de 2025 às 16:54

Ainda há alguma incerteza à volta da sua presença nas atividades do fim de semana de Páscoa, mas esta visita pode simbolizar um regresso às atividades oficiais depois do internamento.

Esta quinta-feira o Papa Francisco visitou a prisão central de Roma e reuniu-se com dezenas de reclusos, mantendo a sua tradição pascal viva, mesmo depois de ter sofrido uma pneumonia bilateral e de ter ficado internado um mês no hospital. 

papa francisco prisão Gabinete de Imprensa da Santa Sé via AP

Na prisão Regina Caeli no bairro de Trastevere em Roma, o Papa encontrou-se com cerca de 70 reclusos. Trata-se de um estabelecimento anteriormente visitado por Francisco, para cumprir o ritual de quinta-feira Santa onde lava os pés de 12 pessoas para reencenar o gesto de serviço humilde de Cristo ao lavar os pés a 12 apóstolos antes da sua crucificação. Apesar de este ano não o conseguir fazer, a visita manteve-se.

Aos reclusos o Papa reconheceu que não conseguia prestar esta homenagem aos atos de Cristo, mas que estaria com eles e que "faria o que Jesus fez na quinta-feira Santa". "Sempre que entro num destes lugares, pergunto-me: 'Porquê eles e não eu?'", disse Francisco aos jornalistas no exterior da prisão. 

O facto de Francisco ter mantido esta visita na sua agenda, apesar de ter ordens dos médicos para ter calma e evitar grandes multidões, demonstrou a importância desta visita e a responsabilidade dos Papas servirem os mais marginalizados. 

Espera-se que o Papa faça outras aparições durante a Páscoa, apesar de terem sido nomeados cardeais para presidir os grandes eventos da Semana Santa em seu lugar. Durante o fim de semana passado fez uma aparição surpresa no final da missa de Domingo de Ramos e visitou a Basílica de São Pedro e a Basílica de Santa Maria Maior em Roma para rezar. 

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas