Secções
Entrar

Papa Francisco interrompe homilia devido a dificuldades respiratórias

Now 09 de fevereiro de 2025 às 13:36

A Santa Sé já tinha informado que o Sumo Pontífice sofre de bronquite.

O Papa Francisco interrompeu, este domingo, a leitura da homilia durante o Jubileu das Forças Armadas, celebrado na Praça de São Pedro, no Vaticano, devido a dificuldades respiratórias. A Santa Sé já tinha informado esta semana que o Sumo Pontífice sofre de bronquite.

REUTERS/Remo Casilli

"Agora peço desculpa e peço ao mestre que continue a leitura devido à dificuldade em respirar", declarou Francisco, pouco depois de iniciar a homilia. As suas palavras foram recebidas com aplausos pelos presentes, entre os quais se encontravam soldados e polícias de vários países.

Aos 88 anos, o Papa já não tinha conseguido ler o seu catecismo na audiência geral de quarta-feira pelo mesmo motivo. A Santa Sé esclareceu posteriormente que o pontífice sofre de bronquite, razão pela qual manteve as suas reuniões dos últimos dias na residência oficial, a Casa Santa Marta.

Desde as primeiras palavras do Papa, já se notava a sua voz trémula e uma ligeira tosse. Ainda assim, leu com visível esforço a primeira parte da homilia, centrada no papel dos Exércitos. O restante discurso foi proferido pelo mestre das celebrações litúrgicas, o arcebispo Diego Ravelli.

A celebração reuniu, este domingo, cerca de 30 mil militares e polícias de diversos países na Praça de São Pedro, incluindo uma delegação do Exército e da Guarda Civil espanhola, que se deslocou a Roma para participar no Jubileu das Forças Armadas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela