Secções
Entrar

Obras da Casa Salgueiro Maia em Castelo de Vide arrancam na quinta-feira

23 de abril de 2019 às 14:07

O espaço museológico, que homenageia o capitão de Abril, vai ficar situado no castelo daquela vila alentejana.

As obras para a construção da Casa da CidadaniaSalgueiro Maia, em Castelo de Vide (Portalegre), vão arrancar na quinta-feira, dia em que se assinala o 45º. aniversário do 25 de Abril, anunciou hoje o município.

O espaço museológico, que homenageia o capitão de Abril, vai ficar situado no castelo daquela vila alentejana e conta com um investimento superior a três milhões de euros.

"Este é um projeto desenvolvido em duas fases, tem financiamento assegurado para a primeira parte, que é aquela que vai ser agora iniciada. A segunda fase é a parte social, ou seja, a parte de bar, loja e a recuperação das antigas cavalariças", explicou o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o autarca, a primeira fase das obras conta com um investimento de um milhão de euros, tendo entrado no "mapeamento da cultura para o Alentejo" no âmbito do Programa Operacional da Região do Alentejo (PORA).

"Apesar de ser uma obra do Ministério da Cultura, a câmara municipal garantiu a contrapartida nacional, ou seja, 350 mil euros", disse.

Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, expressou duas vontades em testamento - uma foi ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e a outra foi deixar o seu espólio ao município para que fosse objeto de musealização.

"A obra vai decorrer durante 400 dias, devendo estar totalmente concluído o projeto em finais do próximo ano", acrescentou o autarca.

Entre as peças que fazem parte do espólio a instalar no núcleo museológico figura o conhecido megafone com que, em 25 de abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.

O espaço museológico vai também exibir o uniforme e o 'quico' que Salgueiro Maia envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes ao militar.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai acolher ainda uma área com cartazes, fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade de Salgueiro Maia como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional.

O lançamento da primeira pedra do espaço museológico está agendado para as 12:00, seguindo-se a deposição de uma coroa de cravos no monumento ao capitão de Abril.

As cerimónias terminam com o descerramento de uma placa evocativa no largo capitão Salgueiro Maia, devendo estes atos contar com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela