Secções
Entrar

Governante australiano pede desculpas a homossexuais

24 de maio de 2016 às 09:40

O chefe do Executivo do estado australiano de Victoria, Daniel Andrews, pediu hoje oficialmente desculpas por leis antigas que enviaram para a prisão milhares de pessoas

As leis de sodomia, que criminalizavam as relações homossexuais consentidas, herdadas da época colonial britânica, foram abolidas progressivamente nas várias jurisdições da Austrália desde 1972 até 1997.

"Pelas leis que aprovámos, as vidas que arruinámos e os padrões que estabelecemos, pedimos desculpas com humildade", disse Andrews no Parlamento de Victoria, na presença de activistas da comunidade lésbica,gay, bissexual e transgénero (LGBT), assim como vítimas das normas já abolidas.

Andrews recordou que estas leis, que "não têm lugar em uma democracia liberal" não só foram responsáveis pela "supressão do sexo, mas também do espírito" de muitas pessoas que receberam "penas e foram condenados para toda a vida".

O estado de Victoria aboliu estas leis que puniam com até 15 anos de prisão os actos homossexuais em 1981, e desde Setembro do ano passado as pessoas condenadas podem solicitar na respectiva jurisdição a eliminação dos antecedentes e condenação dos registos oficiais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela