Farto de chuva e a desesperar pela primavera? "Ainda vamos ter de esperar"
O tempo chuvoso vai manter-se na próxima semana e espera-se uma descida das temperaturas. Patrícia Marques, do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), refere que as condições meteorológicas registadas nos últimos dias "não são atípicas".
Chuva, chuva e mais chuva. Foi assim nos últimos dias e será assim nos próximos. Depois da depressão Jana, que causou váriasocorrências no fim de semana passado, a depressão KONRAD atingiu os Açores e provocou estragos e perturbações nas ilhas de São Miguel, Terceira, São Jorge, Faial e Pico. E a primavera que todos esperam? "Vamos ter de esperar".
"A superfície frontal fria que trouxe alguma precipitação está associada à depressão KONRAD, no norte dos Açores. Trouxe ventos muitos fortes para as ilhas", explica à SÁBADO meteorologista do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Patrícia Marques. Em Portugal Continental, "só trouxe precipitação durante a tarde de quarta-feira".
Apesar das ocorrências registadas, Patrícia Marques refere que não existem razões para alarme, tratando-se de "depressões que têm mais atividade" e que criam "linhas de instabilidade e fenómenos de vento extremo", mas não representam risco agravado.
A situação é passageira, mas a chuva vai-se manter esta quinta-feira, "com agitação marítima forte e vento na região sul". No entanto, estas condições "estão associadas a outra depressão, que não tem denominação e é uma situação normal de inverno". Também é esperada queda de neve, "na Serra da Estrela principalmente".
A especialista do IPMA sublinha ainda que o tempo chuvoso no início de março não é considerado atípico. "São situações de inverno. Março costuma ser chuvoso e em abril há alguma variação".
Sobre a chegada da primavera, refere que não será para já. "Vamos ter de esperar. Nos dias 14, 15 e 16 de março irá existir um desagravamento da quantidade de precipitação, mas na próxima semana "voltamos a ter uma situação de tempo chuvoso".
"A temperatura vai descer no dia 14 e vai manter-se baixa. Esperam-se temperaturas mínimas negativas no Interior, Norte e Centro," conclui a especialista. Afinal, diz-nos o calendário que a primavera só começa às 10h01 de 20 de março.
Edições do Dia
Boas leituras!