Secções
Entrar

Farto de chuva e a desesperar pela primavera? "Ainda vamos ter de esperar"

Sofia Parissi 13 de março de 2025 às 07:00

O tempo chuvoso vai manter-se na próxima semana e espera-se uma descida das temperaturas. Patrícia Marques, do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), refere que as condições meteorológicas registadas nos últimos dias "não são atípicas".

Chuva, chuva e mais chuva. Foi assim nos últimos dias e será assim nos próximos. Depois da depressão Jana, que causou váriasocorrências no fim de semana passado, a depressão KONRAD atingiu os Açores e provocou estragos e perturbações nas ilhas de São Miguel, Terceira, São Jorge, Faial e Pico. E a primavera que todos esperam? "Vamos ter de esperar".

Chuva

"A superfície frontal fria que trouxe alguma precipitação está associada à depressão KONRAD, no norte dos Açores. Trouxe ventos muitos fortes para as ilhas", explica à SÁBADO meteorologista do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Patrícia Marques. Em Portugal Continental, "só trouxe precipitação durante a tarde de quarta-feira".

Apesar das ocorrências registadas, Patrícia Marques refere que não existem razões para alarme, tratando-se de "depressões que têm mais atividade" e que criam "linhas de instabilidade e fenómenos de vento extremo", mas não representam risco agravado.

A situação é passageira, mas a chuva vai-se manter esta quinta-feira, "com agitação marítima forte e vento na região sul". No entanto, estas condições "estão associadas a outra depressão, que não tem denominação e é uma situação normal de inverno". Também é esperada queda de neve, "na Serra da Estrela principalmente". 

A especialista do IPMA sublinha ainda que o tempo chuvoso no início de março não é considerado atípico. "São situações de inverno. Março costuma ser chuvoso e em abril há alguma variação".

Sobre a chegada da primavera, refere que não será para já. "Vamos ter de esperar. Nos dias 14, 15 e 16 de março irá existir um desagravamento da quantidade de precipitação, mas na próxima semana "voltamos a ter uma situação de tempo chuvoso".

"A temperatura vai descer no dia 14 e vai manter-se baixa. Esperam-se temperaturas mínimas negativas no Interior, Norte e Centro," conclui a especialista. Afinal, diz-nos o calendário que a primavera só começa às 10h01 de 20 de março.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela