Secções
Entrar

Eurovisão: Estes são os 26 países que competem na final de Lisboa

12 de maio de 2018 às 11:26

A Altice Arena, em Lisboa, acolhe a final da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, na qual competem 26 países, incluindo Portugal.

A Altice Arena, em Lisboa, acolhe hoje a final da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, na qual competem 26 países, incluindo Portugal.

1 de 8
Foto: Andres Putting
Foto: Andres Putting
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Portugal, por ser o país anfitrião, teve entrada direta na final, com a canção "O Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura. Além dePortugal, também Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e França(os países do chamado grupo dos 'Big 5') não tiveram que competir nas semifinais, nas quais foram apurados os restantes 20 países.

Na primeira semifinal, que decorreu na terça-feira na Altice Arena, no Parque das Nações, passaram à finalÁustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda,na segunda, que decorreu na quinta-feira no mesmo local, passaramSérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda.

Pelo caminho ficaram as canções da Suíça, Bielorrússia, Arménia, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Macedónia, Roménia, São Marino, Rússia, Geórgia, Polónia, Malta, Letónia e Montenegro.

O vencedor será o país que reunir maior pontuação, que é atribuída pelos espetadores de cada país, através de televoto, e por júris nacionais dos 43 países que participam na edição deste ano.

Hoje, além de Cláudia Pascoal e Isaura, haverá outros portugueses em competição. Do coro que acompanha o concorrente da Áustria, Cesár Sampson, fazem parte os portugueses Ricardo Soler e Kiko Pereira.

A final está marcada para as 20:00 e será exibida em Portugal na RTP1. A RTP irá ainda emitir para todo o mundo através da RTP Internacional.

Além disso, a cerimónia tem transmissão garantida nos 43 países que participam no concurso e, de acordo com a organização, "foram também vendidos direitos de transmissão para os Estados Unidos da América e a China".

Tudo somando, a organização estima que a final tenha "um potencial de 200 milhões de telespectadores".

Entretanto, na quinta-feira, a organização anunciou a cessação "com efeitos imediatos" do acordo para transmissão do concurso na China, depois de o canal que detinha os direitos (Hunan TV, também conhecido como Mango TV) ter censurado duas canções na semifinal de terça-feira, a da Albânia, por o cantor ter tatuagens, e a da Irlanda, por se tratar de um tema que descreve uma relação homossexual.

Durante a final, além dos 26 países em competição, irão atuar o vencedor do ano passado, Salvador Sobral, com Caetano Veloso, acompanhados por Júlio Resende ao piano, as fadistas Ana Moura e Mariza, a dupla Beatbombers, campeões mundiais de 'scratch', e 'Som de Lisboa', que junta Branko, Mayra Andrade, Sara Tavares, Plutónio e Dino D'Santiago e "terá como pedra de toque a lusofonia e a fusão das suas mais diversas sonoridades com a música eletrónica".

Entre os espetadores da final vão estar o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, também vai estar em Lisboa para assistir à final do Festival da Eurovisão, a convite do homólogo português, embora o Grão-Ducado não participe no concurso desde 1995, altura em que se afastou do certame.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela