Secções
Entrar

Encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno homenageia Stephen Hawking

18 de março de 2018 às 21:03

Um "génio, pioneiro e inspiração para todos", declarou o presidente do Comité Paralímpico Internacional.

A cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno, hoje concluídos em PyeongChang, na Coreia do Sul, homenageou o físico britânico Stephen Hawking, um "génio, pioneiro e inspiração para todos", declarou o presidente do Comité Paralímpico Internacional (CPI).

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: NIKLAS HALLE'N/AFP/Getty Images

Andrew Parsons declarou o encerramento dos Jogos após um espectáculo de música e dança, lembrando o proeminente cientista, que morreu na terça-feira, aos 76 anos, depois de sofrer de esclerose lateral amiotrófica desde os 21, o que não o impediu de continuar a trabalhar.

"Como Hawking continuou a testar os limites da sua imaginação, vocês, atletas paralímpicos, voltaram a testar os limites do esforço humano", afirmou o brasileiro, que entregou a bandeira paralímpica a representantes de Pequim, que recebe os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2022.

No medalheiro paralímpico, e ao fim de nove dias em que cerca de 670 atletas, de 45 países, disputaram 80 títulos, os Estados Unidos acabaram no topo, com 36 medalhas, 13 de ouro.

Em segundo lugar, terminaram os atletas russos, que competiram sob a bandeira olímpica, com 24 medalhas, oito de ouro, com o Canadá em terceiro, com 28 medalhas, quatro de ouro.

O resto do topo da tabela é dominado por nações europeias, com a França (20 medalhas), a Alemanha (19) e a Ucrânia (22, nenhuma de ouro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela