Secções
Entrar

Depois de segunda morte infantil por causa do sarampo, Robert Kennedy defende uso de vacina

Luana Augusto 07 de abril de 2025 às 17:31

Menina tinha 8 anos e não estava vacinada. O secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., conhecido por ser antivacinação, veio defender esta medida para travar surto.

Uma segunda criança com sarampo morreu na quinta-feira no Texas, informaram no domingo as autoridades locais. A notícia surge num momento em que se regista um surto desta doença infantil, com quase 500 casos a abalar aquele estado norte-americano.

A criança, que não estava vacinada e não tinha problemas de saúde, morreu no hospital devido a uma insuficiência pulmonar causada pelo sarampo, avançou o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas. Segundo Aaron Davis, porta-voz do Centro Médico Universitário em Lubbock, "durante o tempo em que esteve internada, a criança estava a receber tratamento devido a complicações com o sarampo."

Desde o início do surto, em janeiro, que esta é já a segunda criança a morrer no Texas - onde a taxa de vacinação é de 82%. Questionado sobre este caso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos jornalistas na Força Aérea Um que, se o surto continuar a progredir, o governo "terá de tomar medidas muito severas".

O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., entretanto já identificou a criança de 8 anos como sendo Daisy Hildebrand. Numa publicação no X, aproveitou também para informar a população que já visitou a sua família no domingo para a reconfortar.

Apesar de ser antivacinas, Kennedy considerou que estas são a melhor proteção contra o sarampo. "A maneira mais eficaz de prevenir a propagação do sarampo é a vacina MMR (antisarampo)", explicou na mesma publicação.

A mesma ideologia foi partilhada pelo senador republicano dos EUA e médico que preside o comité de saúde, Bill Cassidy, que no X apelou à vacinação: "Todos devem ser vacinados", considerou. "A vacina do sarampo é 97% eficaz após duas doses."

Segundo o secretário de Saúde, só no domingo foram confirmados 642 casos de sarampo e destes 499 foram registados no Texas. Anteriormente, Kennedy já havia recomendado a vitamina A como tratamento para o sarampo, sendo que esta deveria ser acompanhada por uma boa nutrição.

Contudo, embora a vitamina A tenha demonstrado, em alguns estudos em países em desenvolvimento, que é capaz de diminuir a gravidade dos sintomas, esta pode levar à toxicidade hepática (lesão no fígado) quando tomada em grandes quantidades.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela