Secções
Entrar

Chiado sem carros ao fim de semana na época festiva

Lusa 18 de dezembro de 2025 às 15:15

Condicionamentos de trânsito irão ocorrer entre as 10h00 de sábado e as 23h59 de domingo.

A zona do Chiado, em Lisboa, vai voltar a ficar sem carros nos próximos dois fins de semana para atenuar os efeitos da concentração de pessoas habitual nesta época festiva, revelou hoje a câmara da capital.
Rua do Chiado iluminada durante a época festiva, agora pedonal aos fins de semana. Ana Luísa Alvim/CML
Em comunicado, o município adianta que os condicionamentos de trânsito irão ocorrer entre as 10h00 de sábado e as 23h59 de domingo, para "aumentar a segurança dos peões e permitir a sua livre circulação". O acesso a residentes é assegurado, assim como cargas e descargas entre as 06h00 e as 10h00. Segundo a autarquia, o trânsito vai estar condicionado na Rua Garrett, na Rua Nova do Almada a partir do cruzamento com a Rua de São Nicolau até à Rua Garrett (onde o trânsito será desviado para a Rua do Crucifixo) e na Rua Ivens, entre o cruzamento com a Rua Capelo e até à Rua Garrett (o trânsito será desviado para a Rua Capelo e para o sentido descendente da Rua Serpa Pinto). Já na Rua Serpa Pinto, entre o cruzamento da Rua Capelo com a Rua Garrett, o trânsito será desviado para o sentido descendente da Rua Serpa Pinto. O trânsito estará igualmente condicionado na Calçada do Sacramento, entre a Rua Garrett e o cruzamento com a Rua Almirante Pessanha (será permitida a saída do parque de estacionamento do Chiado). A Câmara de Lisboa voltará também a promover a campanha "Deixe o carro para trás e festeje o Natal", proporcionando esta sexta-feira e no fim de semana, tal como nos dias 26, 27 e 28, estacionamento gratuito nos parques da EMEL do Campo Grande e Universidade. A partir destes parques haverá um "'shuttle' exclusivo e gratuito da Carris com saídas de 30 em 30 minutos até às 21:30 do Campo Grande e 22:30 dos Restauradores, com paragens no Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Restauradores", indica a câmara na nota. Nos mesmos dias, o estacionamento também será gratuito nos parques da EMEL de Alcântara e Avenida de Pádua, "ambos com ligação direta à Baixa através do Elétrico 15E (Alcântara) e da Carreira 708 (Avenida de Pádua) com títulos de transporte gratuito entregues no estacionamento". "Para usufruir deste serviço gratuito basta aceder a estes parques de estacionamento onde estarão as equipas da EMEL e da CARRIS para ajudar", revela a Câmara de Lisboa, A iniciativa será ainda reforçada com o alargamento do horário nos Parques Navegante da EMEL da Ameixoeira, Avenida de Pádua, Azinhaga da Cidade Colégio Militar e Telheiras Nascente e Poente até às 02:00 para os aderentes registados.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela