Secções
Entrar

Centro de Reprodução do Lince Ibérico já permitiu 122 nascimentos em 10 anos

26 de outubro de 2019 às 11:15

O lince ibérico (Lynx pardinus) é considerada a espécie de felino mais ameaçada do mundo, detalha o ICNF.

O Centro Nacional de Reprodução deLince Ibérico(CNRLI) assinala hoje o 10.º aniversário da chegada do primeiro exemplar às suas instalações, em Silves, distrito de Faro, onde já nasceram 122 animais, congratulou-se o Instituto Conservação da Natureza e Florestas.

Este centro integra o projeto ibérico de reprodução em cativeiro do lince ibérico, tendo em vista a sua libertação em zonas preparadas em Portugal e Espanha para receber exemplares desta espécie ameaçada, e tem uma taxa de sobrevivência de 73%, destacou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) num comunicado divulgado hoje a assinalar a data.

"Nestes 10 anos nasceram 122 animais no CNRLI, dos quais 89 sobreviveram (73%) e 69 foram já reintroduzidos (em Mértola, Portugal e em Espanha, na Analuzia, Extremadura e Castilla La Mancha)", quantificou o ICNF.

A mesma fonte precisou que, "dos animais que não foram reintroduzidos, cinco foram integrados no programa de cria em cativeiro como reprodutores, e os restantes -- não podendo ser libertados nem incluídos no programa de cria por problemas genéticos -- foram encaminhados para Zoos ou encontram-se à espera de serem colocados em Zoos ou cercados de visitação".

"Dos oito animais nascidos em 2019, sete vão ser reintroduzidos na natureza no início de 2020, e um será integrado no Programa Ex Situ como reprodutor", revelou ainda o ICNF, frisando que está a ser construída "uma Zona de Expansão no CNRLI, que permitirá melhorar a preparação de exemplares para projetos de reintrodução e em simultâneo recuperar animais de campo que sofram lesões ou doenças que impeçam a sua sobrevivência e ponham em risco a de outros linces no meio natural".

A mesma fonte salientou que "esta instalação permitirá fazer a ponte entre o trabalho veterinário com os linces de cativeiro e de campo, unificando protocolos e equipas e potenciando uma gestão veterinária global para a espécie em território nacional".

"Foi no dia 26 de outubro de 2009 que o CNRLI recebeu o seu primeiro lince, a Azahar, que hoje se encontra no Jardim Zoológico de Lisboa", lembrou o ICNF, que é a entidade gestora do CNRLI, em Silves, sublinhando que o lince ibérico (Lynx pardinus) é considerada a espécie de felino mais ameaçada do mundo" e "está originalmente confinada à Península Ibérica".

O Instituto frisou ainda que, em Portugal, esta espécie "atingiu no início do Século XXI uma fase de pré-extinção" e "os últimos vestígios de lince em território nacional" tinham sido "detetados 2001, em zona de fronteira, provavelmente de um lince dispersante de populações em Espanha".

"Antes disso, o último vestígio de lince comprovado em Portugal foi registado no início da década de 90 do Século XX. É provável que Portugal tenha perdido as suas populações estáveis durante a década de 80", referiu a mesma fonte.

O ICNF recordou também que "as últimas populações viáveis de lince-ibérico limitavam-se então no fim do século passado à Andaluzia, em Espanha", e estavam "divididas por dois núcleos", que não superavam "cerca de 100 indivíduos no total".

"Estas, devido à sua reduzida área geográfica e efetivos, estavam em situação muito vulnerável a processos estocásticos (epidemias, fogos, etc.) que poderiam facilmente conduzir a espécie à extinção. A espécie sofrera um declínio muito acentuado e encontrava-se num vórtex de extinção", argumentou.

Foi esta realidade que levou à criação, em 1998, do programa de reprodução em cativeiro como uma "ferramenta prioritária para viabilizar a conservação da espécie, para que constituísse um seguro de vida face à possibilidade real de extinção da espécie no estado selvagem", sustentou o ICNF.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela