Secções
Entrar

Bodhana tem oito anos e foi a melhor jogadora num campeonato de xadrez europeu

Diogo Barreto 20 de dezembro de 2023 às 14:21

Derrotou uma mestre de 39 anos e empatou com um grande mestre, batendo um recorde internacional. A menina britânica começou a jogar "por acaso" durante a pandemia.

Bodhana Sivanandan tem oito anos, nasceu em Londres, e derrotou um mestre de xadrez com mais 30 anos, tornando-se a melhor jogadora de um campeonato europeu em Zagreb, na Croácia, este fim-de-semana.

Irina Bulmaga/Twitter

Durante o campeonato, Bodhana ganhou oito partidas, empatou uma e perdeu quatro, acabando como 73ª classificada entre 555 jogadores. "Fiquei muito orgulhosa de mim mesma quando me deram o prémio de melhor rapariga no blitzeuropeu", disse a menina ao BBC Radio 4’s Today.

O pai, Sivanandan Velayutham, revelou que a mesma chegou ao xadrez "por acaso" e que "está a fazer o melhor que sabe". "Ela começou no xadrez acidentalmente. Ficou curiosa e interessada no jogo e comecei a levá-la para conhecer associações e jogadores. Eles são muito amigáveis e apoiam-na bastante", contou o pai da menina no programa da BBC4. A criança começou a jogar durante a pandemia, quando tinha cinco anos.

Dominic Lawson, presidente da Federação Inglesa de Xadrez, disse ao jornal britânico The Timesque o desempenho no evento de xadrez rápido foi "notável, mas não tão surpreendente assim, porque ela é um fenómeno".

Na penúltima ronda do campeonato, Bodhana venceu Lorin D’Costa, a treinadora da seleção inglesa. A menina também empatou com o bi-campeão romeno Vladislav Nevednichy, de 54 anos, na ronda final. Tornou-se assim a jogadora mais nova a evitar uma derrota contra um grande mestre num jogo competitivo.

Este verão, a menina foi convidada para o número 10 de Downing Street e jogou xadrez com Rishi Sunak, o primeiro-ministro britânico, antes de o governo anunciar que investiria 1 milhão de libras no jogo para aumentar o número de grandes mestres ingleses. Bodhana acalenta o desejo de se tornar grande mestre e jogar nos Jogos Olímpicos.

Questionada se entrou no campeonato com a expectativa de vencer, Bodhana respondeu: "Dou sempre o meu melhor para vencer todos os torneios, todos os jogos. Às vezes isso acontece e às vezes não".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela