Secções

Artista norte-americano Jack Whitten morre aos 78 anos

22 de janeiro de 2018 às 13:13

Militante activo pelos direitos cívicos da população negra, Whitten cresceu no sul segregacionista dos Estados Unidos.

O artista norte-americano Jack Whitten, que foi um militante activo pelos direitos cívicos da população negra, nos Estados Unidos, morreu no domingo, aos 78 anos, anunciou o seu galerista e o Museu de Arte de Baltimore.

O museu anunciou ainda que vai inaugurar em Abril, em colaboração com o Metropolitan Museum de Nova Iorque, uma exposição dedicada ao pintor e escultor que percorreu, ao longo da carreira, desde o género figurativo ao abstracto.

Nascido em Bessemer, no Alabama, a 5 de Dezembro de 1939, Jack Whitten cresceu no sul segregacionista dos Estados Unidos, onde lutou pelos direitos cívicos dos negros, antes de passar a residir em Nova Iorque, nos anos 1960.

Sempre interessado em testar os limites do seu trabalho artístico, deixou o pincel para trabalhar com lâminas, pentes africanos e espátulas, criando obras como Delta Group II, que figura na colecção do Metropolitan.

Uma exposição dedicada exclusivamente à sua escultura vai abrir a 22 de Abril deste ano no Museu de Arte de Baltimore, e passará a 5 de Setembro para o Met Breuer, espaço do Metropolitan consagrado à arte moderna e contemporânea.

O vice-presidente da Hauser & Wirth, galeria de Jack Whitten, Marc Payot, sublinhou, numa declaração transmitida à agência France Presse, que o artista era "um homem extraordinário, um artista inventivo, com uma original e de uma honestidade infinita".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela