Sábado – Pense por si

Conservas: porque produzimos das melhores do mundo?

Filipa Vaz Teixeira 28 de outubro de 2020 às 13:00

Há mais de 150 anos que Portugal produz conservas de peixe e é reconhecido como um dos melhores produtores do mundo, a par de Espanha e França. À famosa portuguese sardine têm-se juntado na última década novas espécies e sabores.

Dona Emília segura uma cebola na mão esquerda e uma faca na direita. Como alguém que cozinha para os filhos, em casa, desfere golpes certeiros na horizontal e na vertical deixando tombar os pedacinhos de cebola soltos num grande tupperware aberto. "Aprendi com as antigas", diz sobre o molho de tomate que está prestes a cozinhar e que servirá nesse dia para compor as conservas de sardinha com molho de tomate picante. A receita está guardada a sete chaves no cofre do escritório da Pinhais e nem com os ingredientes dispostos numa organizada mise en place na banca de mármore conseguimos ir além do cravinho e do louro que se mostravam sem rodeios à nossa frente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.