Sábado – Pense por si

Conservas: porque produzimos das melhores do mundo?

Filipa Vaz Teixeira 28 de outubro de 2020 às 13:00

Há mais de 150 anos que Portugal produz conservas de peixe e é reconhecido como um dos melhores produtores do mundo, a par de Espanha e França. À famosa portuguese sardine têm-se juntado na última década novas espécies e sabores.

Dona Emília segura uma cebola na mão esquerda e uma faca na direita. Como alguém que cozinha para os filhos, em casa, desfere golpes certeiros na horizontal e na vertical deixando tombar os pedacinhos de cebola soltos num grande tupperware aberto. "Aprendi com as antigas", diz sobre o molho de tomate que está prestes a cozinhar e que servirá nesse dia para compor as conservas de sardinha com molho de tomate picante. A receita está guardada a sete chaves no cofre do escritório da Pinhais e nem com os ingredientes dispostos numa organizada mise en place na banca de mármore conseguimos ir além do cravinho e do louro que se mostravam sem rodeios à nossa frente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.