Sábado – Pense por si

Vaticano pede julgamento de dois padres por alegados abusos sexuais

“O procurador de justiça do Vaticano pediu que Gabriele Martinelli fosse levado a julgamento, acusado de abusos sexuais”, refere a Santa Sé em comunicado.

A Santa Sé anunciou esta terça-feira que enviou para a justiça os casos de dois padres italianos suspeitos de abuso sexual, que alegadamente ocorreram num seminário no Vaticano.

"O procurador de justiça do Vaticano (equivalente ao Ministério Público) pediu que Gabriele Martinelli fosse levado a julgamento, acusado de abusos sexuais que alegadamente ocorreram durante um seminário antes de 2012", refere a Santa Sé em comunicado.

O documento acrescenta que o padre Enrico Radice também deverá ser levado a julgamento, acusado de cumplicidade.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.