Sábado – Pense por si

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e dois feridos graves

24 de janeiro de 2020 às 16:01
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Polícia admite que motivações familiares estarão na origem do incidente.

Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez esta sexta-feira seis mortos e dois feridos graves em Rot am See, no sudoeste da Alemanha, confirmou a polícia local, que admite que motivações familiares estarão na origem do incidente.

A par dos dois feridos graves, a polícia referiu que mais pessoas sofreram ferimentos.

Inicialmente, a polícia, que destacou um importante dispositivo para o local do tiroteio, admitiu que o incidente teria feito "provavelmente" vários mortos.

De acordo com os ‘media’ alemães, o tiroteio aconteceu numa pousada, localizada numa avenida de Rot am See, uma pequena cidade próxima de Estugarda.

As forças policiais bloquearam os acessos à avenida e isolaram a zona.

A polícia indicou, "segundo relatos preliminares", que o suspeito, "um cidadão alemão", e as vítimas são membros da mesma família.

Segundo os ‘media’ alemães, que citam fontes policiais, as vítimas participavam "numa reunião de família".

A agência noticiosa alemã dpa avançou, entretanto, que o suspeito terá agido sozinho e que não há indícios de possíveis cúmplices.

A polícia, que pediu que "qualquer especulação" seja evitada, agendou para hoje à tarde uma conferência de imprensa sobre o incidente.

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.