Sábado – Pense por si

Senado dos EUA confirma Rex Tillerson como secretário de Estado

02 de fevereiro de 2017 às 09:05
As mais lidas

O antigo CEO da petrolífera Exxon Mobil foi escolhido por 56 votos a favor e 43 contra

O Senado norte-americano, controlado pelos republicanos, confirmou na quarta-feira Rex Tillerson como secretário de Estado do país, um cargo central na administração, liderada pelo Presidente Donald Trump.

Tillerson tomou posse numa cerimónia na Sala Oval, onde Trump lhe fez rasgados elogios.

"Compreendes que o trabalho dos nossos diplomatas e a missão do Departamento de Estado é servir os interesses dos Estados Unidos da América e tornar a nossa nação mais segura, o nosso país mais próspero e o nosso país muito mais seguro. Acredito que podemos conquistar paz e estabilidade nestes tempos muito, muito conturbados", afirmou o Presidente.

Os senadores votaram 56-43 para aprovar o antigo CEO da petrolífera Exxon Mobil apesar de os democratas terem feito campanha para o afastar da corrida, manifestando receio de que a sua carreira de quatro décadas no gigante energético faça com que veja o mundo apenas pela lente de um executivo empresarial e questionando se seria capaz de confrontar Trump quando acreditar que o Presidente está errado.

No entanto, os republicanos consideraram Tillerson altamente qualificado para o lugar.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.