Sábado – Pense por si

Santana quer "maior urgência" nos realojamentos no bairro da Jamaica

O realojamento de habitantes deste bairro começou em dezembro do ano passado, e deverá estar terminado em 2022.

O líder do partido Aliança,Pedro Santana Lopes, pediu hoje "maior urgência" no realojamento das famílias que vivem nobairro da Jamaica, no Seixal, onde se registaram incidentes violentos com a polícia em 20 de janeiro.

O antigo primeiro-ministro visitou hoje Vale de Chícharos, no distrito deSetúbal, pedindo maior celeridade perante um problema que já se arrasta há vários anos.

O realojamento começou em dezembro, e deverá estar terminado em 2022.

"Acho muito tempo, mas importante é já ter arrancado", considerou, em declarações aos jornalistas, no final da visita.

Por isso, solicitou "maior urgência às autoridades centrais", considerando que "isto não pode acontecer no Portugal do século XXI, nem do século XX, não há direito".

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.