Sábado – Pense por si

"Inshallah"

04 de fevereiro de 2011 às 12:37

"Quando os Homens deixam de acreditar em Deus, não é que porque tenham passado a não acreditar em nada, mas porque passaram a acreditar em tudo." Umberto Eco

Afortunado por ter nascido depois do 25 de Abril, passei 12 anos na escola, sem que para ter esse direito tivesse de ter privilégios maiores. Impressiona-me particularmente como foi possível nunca ter ouvido falar do século XX português, do Estado Novo, do analfabetismo, da fome e da miséria que levaram milhares à emigração e das ferramentas autocráticas utilizadas - repressão e propaganda - para manter tal estado de coisas: índices de subdesenvolvimento inexpugnáveis, uma guerra insustentável, um isolacionismo que ainda hoje nos custa caro na nossa relação com a Europa, a que Salazar nunca soube pertencer. Não me espanta, portanto, a nossa crónica vulnerabilidade à demagogia, um aspecto nosso que o tempo há-de melhorar, e que hoje é usado pelas piores razões, para diminuir a sociedade portuguesa à dimensão tantas vezes patética ínfima dos seus líderes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.