NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O PSD exigiu hoje ao Governo que adopte "de imediato" medidas para resolver os problemas com a recepção de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade.
O PSD exigiu hoje ao Governo que adopte "de imediato" medidas para resolver os problemas com a recepção de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade que diz afectarem São Paulo, Santos e outras localidades noBrasil.
O consulado geral de Portugal na cidade de São Paulo, a maior do Brasil, suspendeu na quinta-feira a recepção de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade, devido à procura.
Segundo uma nota à imprensa do PSD, a decisão em São Paulo "afecta também os utentes do Escritório-Consular de Santos que faz os seus agendamentos através dos serviços da estrutura consular de São Paulo".
"Esta decisão traz graves problemas para a comunidade portuguesa e luso-brasileira", criticam os sociais-democratas, considerando que se trata de "mais um exemplo de que as medidas adoptadas ou anunciadas pelo Governo não estão a surtir o efeito necessário para ir ao encontro das necessidades das comunidades portuguesas".
O deputado Carlos Páscoa, eleito pelo círculo de fora da Europa e com residência no Brasil, classifica como "um absurdo" a repetição de problemas com os pedidos de reconhecimento de nacionalidade, dizendo que "há já bastante tempo que vem alertando o Governo português para o problema que não se resume a estas duas cidades, mas a todo o Brasil".
"O deputado espera que o Governo possa adoptar, de imediato, as medidas necessárias à resolução deste problema e de outros semelhantes que começam a surgir noutros locais", acrescenta a nota.
A decisão do consulado de São Paulo foi justificada, em comunicado colocado na Internet, com a forte procura de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade e a necessidade de analisar com maior rapidez os processos em andamento.
"Por forma a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos que já se encontram pendentes de tratamento por este posto consular e por outras autoridades portuguesas, o consulado geral vê-se forçado a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade - em São Paulo e no Escritório Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com solicitações", refere o mesmo comunicado, que promete reabrir o processo em 02 de Janeiro.
O consulado português em São Paulo informou ainda os requerentes que, por algum motivo não queiram aguardar, podem dar entrada nos seus pedidos directamente na Conservatória dos Registos Centrais.
PSD exige solução para problemas com pedidos de nacionalidade no Brasil
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.