"As pessoas têm necessidade de ter experiências novas e contacto com coisas diferentes", defende Miguel Santos, ou DJ Nigls.
Miguel Santos foi para Pequim estudar chinês na Universidade de Língua e Cultura, mas foi nos clubes nocturnos da capital chinesa que descobriu a sua vocação, tendo decidido já enveredar pela carreira de DJ.
A carregar o vídeo ...
"Estou a tentar concentrar-me mais na música", conta à agência Lusa DJ Nigls, como é conhecido na noite de Pequim. "Se calhar, terminarei o curso depois", diz.
O interesse de Nigls, 24 anos, pela música electrónica surgiu "através de amigos" e por influência do irmão. Há sete anos, estreou-se como DJ, mas foi só em 2012 que começou a tocar "a sério", em estabelecimentos nocturnos de Wudaokou, a zona universitária de Pequim.
Hoje, toca quase todos os fins-de-semana no Lantern, um dos mais emblemáticos clubes 'underground' da capital chinesa, situado junto ao Estádio dos Trabalhadores, ícone da arquitectura socialista, erguido em 1959 para celebrar o 10.º aniversário da China comunista.
"A indústria da música electrónica na China não está ainda ao nível da Europa", considera o DJ português, ressalvando que "está a crescer" e deverá lá chegar "dentro de cinco anos".
A chamada "vida nocturna" é uma indústria nova na China, mas que tem vivido um 'boom' nos últimos anos, com 'nightclubs' e bares a brotar rapidamente nas grandes cidades do país.
"As pessoas têm necessidade de ter experiências novas e contacto com coisas diferentes", afirma Nigls.
Para o português, um dos "grandes obstáculos" ao desenvolvimento da música electrónica na China é a ausência da cultura do 'dance floor'.
No país asiático, a maioria das discotecas reserva pouca área para as pistas de dança, optando por preencher o espaço com mesas.
"O público chinês aprecia a música e quer também dançar, mas um pouco pela sua cultura precisam sempre de ver uma pessoa a dançar e a sentir a música para se libertarem e não se sentirem envergonhados", nota.
Nascido em Macau, Miguel Santos mudou-se para Portugal aos dez anos, mas decidiu voltar para a Região Especial Administrativa chinesa aos 16, para terminar o ensino secundário.
Concluído o liceu, rumou a Pequim para estudar chinês na Universidade de Língua e Cultura, considerada uma "míni-ONU", com cerca de 9.000 alunos estrangeiros.
"Queria crescer como pessoa e ver o mundo de outra maneira", diz.
Nigls toca sobretudo Techno e House.
O seu 'set' mais longo foi em Qingdao, cidade costeira do norte da China, onde tocou 12 horas seguidas. O truque para evitar o cansaço é sentir a energia do público, afirma.
"Se estiveres a tocar e as pessoas entrarem na tua viagem e sentirem a tua música, tu sentes também a energia que te estão a transmitir e acabas por esquecer o cansaço", explica.
Nigls define a música electrónica como um "outro lado da música", em que "qualquer ferramenta" pode ser usada para criar um som.
"Há certos sons que se calhar nunca ouviste ou nunca pensaste que podiam ser enquadrados na música, mas o processo de produção de música electrónica passa bastante por isso: a experimentação com os equipamentos, para criar sons interessantes e trabalhares o produto final", diz.
O português foi considerado DJ do ano de Pequim pela revista City Weekend Beijing, uma publicação em língua inglesa voltada para a comunidade de expatriados na capital chinesa.
Para Miguel Santos, um bom DJ deve ter "uma visão do dance floor" e conseguir "estudar as pessoas e a atmosfera do clube".
"É alguém que sabe conectar as pessoas na sua viagem musical e criar a sua história numa noite", resume.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.