Sábado – Pense por si

O passado condiciona o futuro

11 de abril de 2011 às 12:06

Recordo de forma muito clara o espanto europeu, em final de 1997, quando se verificou que Portugal tinha cumprido, ao contrário do que se esperava ou desejava, os critérios de convergência.

Recordo a satisfação sentida - e o orgulho - quando foi anunciada em Maio de 1998, a selecção de Portugal para a 3ª fase da UEM. Na altura não era possível antecipar que a Europa viria a atravessar uma forte recessão que afectaria fortemente uma economia frágil como a portuguesa. Mas admiti que o esforço de consolidação orçamental e de redução da dívida pública que tinham sido conseguidos - num quadro de crescimento económico mais favorável, é certo - podiam não ter sido "interiorizados" como uma prática a seguir mas apenas como uma obrigação. Mas mesmo antecipando que poderíamos voltar a entrar em défice excessivo, jamais pensei que poderíamos vir a estar numa situação de um pedido de ajuda financeira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".