Sábado – Pense por si

Morreu o guitarrista britânico Jeff Beck aos 78 anos

Lusa 11 de janeiro de 2023 às 23:02
As mais lidas

Jeff Beck ganhou sete Grammy com as suas performances na guitarra e em 2011 foi eleito o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone.

O guitarrista britânico Jeff Beck morreu na terça-feira aos 78 anos, após ter contraído meningite bacteriana, anunciou esta quarta-feira a sua família.

REUTERS/Fred Prouser/File Photo

"Em nome da sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem (terça-feira). A sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda", refere um comunicado divulgado hoje no site oficial do músico.

Considerado um dos maiores de todos os tempos, Jeff Beck ganhou destaque como membro da banda Yardbirds em 1965, substituindo Eric Clapton, tendo depois por conta própria iniciado uma carreira a solo que incorporou hard rock, jazz, funky blues e até ópera.

Jeff Beck ganhou sete Grammy com as suas performances na guitarra e em 2011 foi eleito o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americanaRolling Stone.

Recentemente, fez uma série de espetáculos com o ator Johnny Depp, de quem era amigo, para divulgar "18", álbum que fizeram em parceria.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.