Sábado – Pense por si

Já há data para o referendo no Reino Unido

20 de fevereiro de 2016 às 09:32
As mais lidas

David Cameron fez anúncio após uma reunião com os seus ministros. Merkel considera que acordo alcançado em cimeira é equitativo

David Cameron já anunciou que o referendo acerca da permanência ou não do Reino Unido na União Europeia acontecerá a 23 de Junho. Depois de uma reunião com o governo britânico, o primeiro-ministro estipulou a data e agora, os ministros poderão fazer campanha pelo Brexit, ou contra ele (desafiando a posição oficial do governo do país).

A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou como "um compromisso equitativo" o acordo concluído em Bruxelas com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para manter o Reino Unido na União Europeia (UE).

"É um compromisso equitativo, que não foi fácil em cada problema", sublinhou Merkel, estimando que os parceiros de Cameron "não tinham feito demasiadas concessões ao Reino Unido", depois de uma cimeira maratona da UE, em Bruxelas.

António Costa salienta "união mais estreita entre povos europeus"

O primeiro-ministro, António Costa, "como europeísta convicto", destacou que "mais importante que o documento [do acordo] é a manutenção do Reino Unido na União Europeia (UE)", ao assegurar uma "união mais estreita entre povos europeus".

Em conferência de imprensa na sexta-feira, em Bruxelas, após dois dias de cimeira europeia, o chefe do Executivo comentou que "começa agora a batalha de Inglaterra", numa referência ao agendamento do referendo no Reino Unido, sobre a permanência, ou não, na UE.

Cameron vai recomendar voto de permanência na UE

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que vai recomendar a manutenção do Reino Unido na União Europeia (UE), durante a campanha para o próximo referendo, no seguimento da cimeira em Bruxelas.

"Penso que isto (o acordo) basta para recomendar que o Reino Unido permaneça na UE", declarou Cameron durante uma conferência de imprensa, felicitando-se por poder agora beneficiar "do melhor de dois mundos".

Cameron garantiu ter alcançado um "estatuto especial" para o seu país dentro da União Europeia, numa mensagem no Twitter, a seguir à confirmação de um acordo entre as duas partes. 

I believe Britain is stronger, safer and better off within a reformed European Union. My statement on tonight's deal https://t.co/7XCOHfQFTR