Estados Unidos e Irão iniciam negociações de paz, em Islamabad, dominadas pelo fim do bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passavam 20% do petróleo e gás natural liquefeito do mundo antes da guerra lançada em 28 de fevereiro por Estados e Israel contra a República Islâmica.
A delegação iraniana que irá, este sábado, ter negociações com os Estados Unidos em Islamabad, encontrou-se com o primeiro-ministro paquistanês Shahbaz Sharif, mediador das conversações e do cessar-fogo atualmente em vigor, indicou a televisão estatal iraniana.
Famílias deslocadas no seguimento do conflito no Médio OrienteAP
De acordo com a televisão iraniana, citada pela agência France-Presse (AFP), os detalhes das conversações entre as partes, cuja agenda e formato ainda não são conhecidos, serão definidos após esta reunião.
O Irão decidirá depois se pretende ou não iniciar as negociações hoje, afirmou a agência de notícias iraniana Fars, acrescentando que foram trocadas "novas mensagens" entre o Irão e os Estados Unidos na sexta-feira à noite.
Teerão afirma ainda ter estabelecido duas pré-condições para as negociações: "um cessar-fogo no Líbano", onde Israel trava uma campanha sangrenta contra o Hezbollah (apoiado pelo Irão), e o "desbloqueio dos ativos iranianos".
O primeiro vice-presidente do Irão afirmou que se os Estados Unidos derem prioridade aos seus interesses em vez dos de Israel pode haver um acordo.
Já o presidente do parlamento iraniano, Mohamad Baqer Qalibaf, que encabeça a delegação do seu país nas negociações, afirmou que mantém a "boa vontade" de negociar, mesmo que tenha realçado a sua absoluta falta de confiança nos Estados Unidos.
Estados Unidos e Irão iniciam negociações de paz, em Islamabad, dominadas pelo fim do bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passavam 20% do petróleo e gás natural liquefeito do mundo antes da guerra lançada em 28 de fevereiro por Estados e Israel contra a República Islâmica.
Além do fim daquele bloqueio, o programa nuclear iraniano e a produção de mísseis de longo alcance também estão no centro das conversações.
Teerão exigiu que o cessar-fogo abranja também os confrontos entre Israel e o grupo xiita libanês pró-iraniano Hezbollah e o desbloqueio dos ativos do país antes de se sentar à mesa das negociações.
Israel e Estados Unidos consideraram que o Líbano não está abrangido pelo cessar-fogo em vigor, apesar de a mediação paquistanesa ter dito o contrário e Teerão inclua os ataques de Israel no país vizinho nas violações da trégua que diz terem sido já cometidas.
Além do vice-presidente norte-americano, JD Vance, a delegação norte-americana é constituída pelos enviados da Casa Branca Steve Witkoff e Jared Kushner, genro de Trump.
Uma delegação do Irão liderada pelo presidente do parlamento, Mohammed Bagher Qalibaf, aterrou na sexta-feira em Islamabad.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.