Sábado – Pense por si

INE confirma aceleração da inflação para 3,7% em agosto impulsionada pelos combustíveis

Instituto Nacional de Estatística confirmou valor avançado em estimativa, que fica 0,6 pontos percentuais abaixo do registado em julho.

A taxa de inflação homóloga aumentou para 3,7% em agosto, ficando 0,6 pontos percentuais abaixo do registado em julho, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje avançada pelo INE coincide, com o arredondamento a uma casa decimal, com o valor da estimativa rápida divulgada em 31 de agosto.

De acordo com o instituto estatístico, "esta aceleração é essencialmente explicada pelo comportamento dos preços dos combustíveis, que contribuíram em 0,7 pontos percentuais para o aumento da variação homóloga do IPC".

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.