Sábado – Pense por si

Homem dispara em pizzaria devido a notícia falsa

Um homem de 28 anos foi detido. O local era o foco do 'pizzagate', um caso que se espalhou na Internet durante a campanha para as eleições presidenciais norte-americanas

Um homem foi detido após disparar uma espingarda dentro de uma pizzaria em Washington (EUA) que foi o foco de uma notícia falsa durante a campanha presidencial, informou a polícia.

Ninguém ficou ferido durante o incidente no domingo no restaurante Comet Ping Pong, no bairro de Chevy Chase. O homem de 28 anos da Carolina do Norte foi detido pela polícia.

A pizzaria foi tema de uma notícia falsa publicada em Outubro que dizia que o restaurante estava no centro de uma rede de prostituição infantil organizada pela candidata democrata às presidenciais, Hillary Clinton.

À medida que a história se espalhava pela Internet, e ganhava tracção em fóruns sobre teorias da conspiração, o dono do restaurante recebeu centenas de ameaças.

O homem detido no domingo disse à polícia que foi ao restaurante para "investigar por si próprio" o caso, apelidado de "pizzagate".

Segundo a polícia, o homem entrou no restaurante e apontou a espingarda a um empregado, que conseguiu fugir e alertar as autoridades antes de a arma ser disparada.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.