Sábado – Pense por si

Especialistas dizem que a receita da troika ainda é a melhor solução

17 de julho de 2011 às 12:32

Executar a receita da troika é o melhor para os países em dificuldades na zona euro recuperarem de golpes como o que a Moody?s deu a Portugal e Irlanda, ao reduzir o ?rating? para ?junk? (?lixo?), defendem especialistas do sector.

“Em pormenor, poderá haver problemas, mas a receita da ‘troika’ está basicamente correta, até do ponto de vista legal, porque os tratados europeus definem que os países da União Europeia (UE) terão de ter, no médio prazo, as contas públicas equilibradas”, considerou, em declarações à agência Lusa, o director do Instituto para a Estabilidade Monetária e Financeira da Universidade de Frankfurt, Helmut Siekmann. “Os países que beneficiaram do euro, onde as taxas de juro caíram muito, não usaram essa vantagem para reforçar a economia, mas para consumo. Agora a UE tenta alinhar na outra direcção. É difícil, porque também é necessário estimular o crescimento e competitividade, mas a União sabe-o”, acrescentou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.