Sábado – Pense por si

Especialistas dizem que a receita da troika ainda é a melhor solução

17 de julho de 2011 às 12:32

Executar a receita da troika é o melhor para os países em dificuldades na zona euro recuperarem de golpes como o que a Moody?s deu a Portugal e Irlanda, ao reduzir o ?rating? para ?junk? (?lixo?), defendem especialistas do sector.

“Em pormenor, poderá haver problemas, mas a receita da ‘troika’ está basicamente correta, até do ponto de vista legal, porque os tratados europeus definem que os países da União Europeia (UE) terão de ter, no médio prazo, as contas públicas equilibradas”, considerou, em declarações à agência Lusa, o director do Instituto para a Estabilidade Monetária e Financeira da Universidade de Frankfurt, Helmut Siekmann. “Os países que beneficiaram do euro, onde as taxas de juro caíram muito, não usaram essa vantagem para reforçar a economia, mas para consumo. Agora a UE tenta alinhar na outra direcção. É difícil, porque também é necessário estimular o crescimento e competitividade, mas a União sabe-o”, acrescentou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.