Sábado – Pense por si

"El Chapo" chega aos Estados Unidos depois de extradição

20 de janeiro de 2017 às 08:33
As mais lidas

O narcotraficante foi entregue às autoridades norte-americanas depois de esgotados os recursos para não ser julgado no país

O narcotraficante Joaquim "El Chapo" Guzman aterrou, esta noite, num aeroporto situado nos arredores de Nova Iorque, horas depois de ter sido extraditado do México, segundo imagens transmitidas pela televisão.

Sob a custódia de agentes da agência antidroga dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês), "El Chapo" chegou ao aeroporto de MacArthur às 21h30 de quinta-feira (1h30 de hoje em Lisboa).

As imagens difundidas pela CNN e outras estações de televisão mostram o narcotraficante a entrar num hangar do terminal aéreo depois de ter abandonado o avião que o transportou desde o México.

Guzman foi entregue às autoridades norte-americanas depois de o Tribunal Superior do México ter recusado os recursos interpostos pelo seu advogado, nos quais o narcotraficante se opunha à extradição, anunciaram as autoridades mexicanas, em comunicado.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.