Sábado – Pense por si

Detidos em aeroportos nacionais dois homens com mandados de detenção europeus

Cidadãos foram detidos no aeroporto de Lisboa e da Madeira.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve em aeroportos nacionais dois cidadãos estrangeiros sobre os quais pendiam mandados de detenção europeus, foi anunciado em comunicado.

Na sexta-feira, um cidadão residente em França foi detido no Aeroporto de Lisboa quando tentava entrar em Portugal proveniente do Senegal, refere o SEF em comunicado.

O detido, de 31 anos, era procurado pelas autoridades francesas pela prática de crimes de burla e falsificação de documentos, sendo que sob ele pendia um mandado de detenção europeu.

No sábado, um outro cidadão estrangeiro, de 37 anos, proveniente do Reino Unido, foi detido no Aeroporto da Madeira, pendendo sobre ele um mandado de detenção europeu por crimes de tráfico de estupefacientes.

Ambos vão ser presentes a tribunal na segunda-feira para aplicação das medidas de coação e decisão sobre a sua extradição.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.