Está prevista precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.
A depressão Ivo deve atingir Portugal continental a partir da madrugada de quarta-feira, causando precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.
João Cortesão/Medialivre
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou hoje que Portugal continental deverá sentir os efeitos da superfície frontal fria associada à depressão Ivo a partir da madrugada de dia 29, quarta-feira, depois de nos últimos dias ter estado sob os efeitos da depressão Hermínia.
É esperada "precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, embora diminuindo de intensidade", detalhou o IPMA, que atribuiu o nome Ivo à depressão.
"O vento irá aumentar de intensidade, soprando de oeste/sudoeste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 100 km/h no litoral oeste e terras altas, rodando para norte/noroeste a partir do meio da tarde de dia 29 e mantendo-se forte até final da tarde de dia 30", realçou ainda o instituto.
A precipitação "deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal".
De acordo com o IPMA, a agitação marítima também irá aumentar, esperando-se "ondas de noroeste com 6 a 8 metros na costa ocidental, sendo o período mais gravoso entre o final da tarde de dia 29 e o início da manhã de dia 30".
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para a precipitação e neve, bem como avisos de nível laranja para o vento e de nível vermelho para agitação marítima, referiu o instituto.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 16:00 de hoje um total de 444 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo quedas de árvores, limpeza de vias e movimentação de terrenos causado pelos efeitos da depressão Hermínia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.