Sábado – Pense por si

Coreia do Norte prepara novo teste com míssil de longo alcance

Governo japonês divulgou informações conseguidas pelos seus serviços de inteligência

A Coreia do Norte está a preparar um novo ensaio com um míssil de longo alcance após o seu recente quarto teste nuclear, segundo avançaram hoje fontes do Governo japonês à agência Kyodo.

Os serviços de inteligência japoneses detectaram uma intensificação da actividade nos últimos dias nas instalações de lançamento de Dongchang-ri, a nordeste da península coreana, a partir de imagens de satélite, explicaram as fontes citadas pela agência de notícias.

Com base nestes indícios, os serviços de inteligência japoneses acreditam que o lançamento pode decorrer no final da próxima semana, quando os países do Conselho de Segurança das Nações Unidas contemplam impor sanções adicionais a Pyongyang devido ao teste nuclear realizado no início do mês.

O último lançamento deste tipo aconteceu em 2012, quando o regime norte-coreano conseguiu pôr em órbita um satélite com o seu míssil de longo alcance Unha-3, o que a comunidade internacional considerou como parte do seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais e que gerou novas sanções da ONU.

Na quarta-feira, dia 27 de Janeiro, a China e os Estados Unidos da América concordaram sobre a necessidade de impulsionar uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte devido ao teste nuclear de 6 de Janeiro.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.