Sábado – Pense por si

Colisão entre comboio Intercidades e carro suspende circulação na Linha do Alentejo

A circulação está suspensa, desde as 09:03, no troço entre as estações de Vila Nova da Baronia (Alvito, distrito de Beja) e Casa Branca (Montemor-o-Novo, distrito de Évora).

A circulação ferroviária na Linha do Alentejo foi hoje interrompida devido a uma colisão entre um comboio Intercidades e um automóvel, ocorrida na zona de Viana do Alentejo (Évora), informou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

A mesma fonte indicou à agência Lusa que a circulação está suspensa, desde as 09:03, no troço entre as estações de Vila Nova da Baronia (Alvito, distrito de Beja) e Casa Branca (Montemor-o-Novo, distrito de Évora).

Contactado pela Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o acidente provocou "uma vítima", mas não soube precisar, para já, o seu estado de saúde, nem em que veículo seguia.

Segundo a fonte da IP, a colisão entre o comboio e o automóvel ocorreu num passagem de nível particular, ao quilómetro 104,486 da Linha do Alentejo.

As operações de socorro mobilizam os Bombeiros de Viana do Alentejo, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a GNR, num total de 14 operacionais, apoiados por seis veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.