Sábado – Pense por si

Carro explode na embaixada chinesa no Quirguistão

Um carro explodiu hoje após embater contra o portão da embaixada chinesa na capital do Quirguistão, informou a polícia

Um automóvel embateu hoje contra a embaixada da China em Bisqueque, capital do Quirguistão. Fontes médicas informaram que o condutor do carro morreu, enquanto dois funcionários da embaixada e uma mulher ficaram feridos.

"Como resultado da explosão apenas o terrorista bombista suicida morreu. Seguranças ficaram feridos", indicou o vice-primeiro ministro do país Jenish Razakov.

Uma fonte da polícia disse à agência AFP que o carro, um Mitsubishi Delica, embateu contra o portão da embaixada antes de explodir no centro do complexo, perto da residência do embaixador.

Outra fonte do serviço de segurança nacional da Ásia Central disse que um "dispositivo explosivo" foi colocado dentro veículo.

Residentes da zona disseram à AFP que a explosão fez rebentar as suas janelas e abanar as casas.

Os funcionários da embaixada chinesa e da norte-americana foram retirados dos edifícios, informaram os serviços de emergência quirguistaneses.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.