Sábado – Pense por si

Berlusconi recusa reforço do plano de austeridade

11 de setembro de 2011 às 10:51

O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, que na terça-feira deverá reunir-se com o presidente da Comissão Europeia, disse que o plano de austeridade de 54,2 mil milhões de euros aprovado pelo Senado não deve ser reforçado.

“Considero que não [deve ser reforçado] porque elaborámos o plano de ajustamento segundo as indicações do Banco Central Europeu (BCE)”, disse o chefe do governo durante uma entrevista ao programa “Porta a Porta” da RAI 1 dedicado ao décimo aniversário dos atentados do 11 de Setembro de 2001, que será transmitida esta noite. O governo italiano, explicou, dirigiu-se ao BCE “porque sentimos que a especulação internacional estava a atingir os nossos títulos de dívida pública” e por fim o plano de austeridade acabou por ser aceite pelo BCE “com a condição de antecipar o equilíbrio orçamental de 2014 e 2013”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.