Sábado – Pense por si

António Mexia é o 14º mais poderoso da economia portuguesa

10 de agosto de 2011 às 00:53

A EDP mudou de imagem. Vai mudar muito mais do que isso. O controlo accionista, para começar. A carteira de activos, talvez. A administração, também? Para já, a política energética de Mexia foi riscada do programa do Governo de Passos e Relvas, onde colhe poucos amigos. Mas ele é um homem de muitos aliados. Vai sobreviver? Outra vez?

A capacidade de sobrevivência política e empresarial de António Mexia é tão notável (e portanto é mérito) quanto notória (logo é oportunista). Lidera a EDP, já liderou a sua concorrente Galp; ascendeu com um Governo PS, foi ministro do PSD. Para não falar dos rumores sistemáticos: a velha maquinação de que quer mandar no BCP (que já o enfada de tanto a desmentir); a nova construção de que quereria ir para a PT (de que ele se ri).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.