Pré-aviso de greve foi lançado após auscultação dos trabalhadores e vai abranger "todos os trabalhadores" de todos os aeroportos nacionais entre os dias 19 e 21 de agosto.
Os sindicatos SINTAC e SQAC anunciaram esta segunda-feira um pré-aviso de greve para os 10 aeroportos nacionais concessionados pela Vinci Aeroportos entre os dias 19 e 21 de agosto.
"Perante a inflexibilidade das propostas apresentadas pela ANA/VINCI ao longo do último ano e a tentativa de reduzir direitos consagrados no Acordo de Empresa, atacando os direitos que os trabalhadores alcançaram ao longo de décadas, o SINTAC e o SQAC consideram urgente acabar com esta política cega e acabar com toda esta instabilidade", referem os sindicatos em nota divulgada.
De acordo com os sindicatos Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC), em causa estão a "reivindicação do levantamento da suspensão das contribuições para o fundo de pensões por parte da Vinci", bem como a contratação de "mais recursos humanos para operações aeroportuárias, supervisores de operações de socorro e técnicos de manutenção nos vários aeroportos nacionais".
O pré-aviso de greve foi lançado após auscultação dos trabalhadores e, segundo o documento, vai abranger "todos os trabalhadores de todos os aeroportos da ANA, concessionados pelo grupo Vinci Aeroportos", entrando em vigor às 00:00 de 19 de agosto e prolongando-se até ao fim do dia 21 de agosto.
O SINTAC e o SQAC apontam que este pré-aviso surge "após várias tentativas, ao longo dos últimos anos, de evitar que uma greve fosse adiante".
Os dois sindicatos pedem, então, a reposição das contribuições para o fundo de pensões dos trabalhadores, que a Vinci Aeroportos "deixe de tentar destruir os direitos obtidos ao longo de décadas pelos trabalhadores da ANA", aumente "dignamente o salário dos seus trabalhadores, tendo em conta os seus resultados e a inflação" e "tome medidas urgentes no sentido de contratar os recursos humanos em falta".
Aeroportos: sindicatos lançam pré-aviso de greve para agosto
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres