NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Esta conferência de imprensa foi convocada para informar que decidi deixar o futebol profissional. Os médicos disseram-me que a melhor decisão a tomar é deixar de jogar", disse o jogador.
O avançado internacional argentino Sergio Aguero anunciou hoje o fim da carreira de futebolista profissional, aos 33 anos, devido a uma arritmia cardíaca, situação que ocorreu em outubro, num jogo ao serviço do FC Barcelona.
"Esta conferência de imprensa foi convocada para informar que decidi deixar o futebol profissional. Os médicos disseram-me que a melhor decisão a tomar é deixar de jogar", disse Sergio Aguero, visivelmente emocionado.
O anúncio foi feito durante um evento realizado na tribuna de Camp Nou, com a presença, entre outros, do presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, dos jogadores da primeira equipa catalã e Pep Guardiola, treinador do Manchester City, clube em que Aguero jogou durante 10 anos (2011 a 2021).
"Tomei a decisão há dez dias. Fiz tudo o que era possível para ver se havia esperança, mas não houve muita. Quando fiz o primeiro exame físico, os médicos chamaram-me para avisar que havia uma possibilidade muito grande de eu não continuar como profissional. Não foi fácil. Quando eles me ligaram e disseram que era mesmo o fim, demorei uns dias a processar que realmente era o fim", explicou.
Em 30 de outubro, num encontro da Liga espanhola frente ao Alavés, o internacional argentino foi substituído ainda durante a primeira parte com dores no peito, situação que, mais tarde, se descobriu que foi causada por uma arritmia cardíaca.
"Gostaria de ter conquistado mais títulos, mas acabo feliz e orgulhoso do que alcancei. Tenho agora como objetivo continuar ligado ao futebol, mas ainda não sei bem de que forma. Vou ter tempo para pensar nisso. O mais importante que ainda estou cá, só não posso é voltar a jogar", referiu.
A nível de clubes, o argentino acaba a carreira com uma Liga Europa (Atlético Madrid), cinco títulos de campeão inglês e uma Taça de Inglaterra. Na última temporada, Aguero esteve perto de levantar o troféu da Liga dos Campeões, mas o Manchester City foi batido na final pelo Chelsea (1-0), no Estádio do Dragão, no Porto.
Na época de despedida, Aguero fez apenas cinco jogos (166 minutos) e um golo pelo FC Barcelona, clube a que chegou no último mercado de transferências, depois de uma década e vários recordes com o Manchester City.
Aguero é melhor marcador da história do clube inglês, com 260 golos, e foi um dos jogadores mais importantes no crescimento da equipa em Inglaterra e nas provas europeias.
Pelo Manchester City, o avançado assinou 12 'hat-trick' na 'Premier League', o máximo alcançado por um jogador na competição, e tornou-se no quarto melhor marcador de todos os tempos, com 184 golos.
Antes, Aguero passou cinco temporadas no Atlético Madrid, depois de ter começado no Independiente, clube em que, supostamente, era esperado terminar a carreira e em que foi lançado na equipa principal com apenas 15 anos.
Pela seleção argentina, Aguero fez 97 jogos e marcou 41 golos, número que coloca o agora ex-avançado no terceiro lugar dos melhores marcadores de sempre do seu país.
No último verão, conquistou a Copa América, o único título ao serviço da seleção principal. Nos escalões jovens, ganhou uma medalha de ouro em Pequim2008 e dois Mundiais sub-20.
Sergio Aguero anuncia fim da carreira devido a arritmia cardíaca
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.