Secções
Entrar

Voto no CDS “não servirá para apoiar António Costa”

28 de agosto de 2019 às 22:39

Assunção Cristas garante que votar no CDS servirá para haver "uma alternativa de centro-direita em Portugal".

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu esta quarta-feira que o voto naquele partido nas legislativas de outubro é o único que dará garantias de que não servirá para apoiar António Costa.

"Um voto no CDS não servirá para apoiar António Costa, um voto no CDS servirá para termos uma alternativa de centro-direita em Portugal. Quantos mais votos o CDS tiver, mais força tem esta ideia de alternativa, mais força têm as nossas ideias de políticas em concreto", afirmou.

Em declarações aos jornalistas em Penafiel, onde esta quarta-feira visitou a Feira Agrícola do Vale do Sousa, a líder democrata-cristã referiu que o CDS parte para o próximo combate eleitoral com a "ambição máxima". "Temos o dever de ter uma ambição máxima para o CDS, porque também temos essa ambição para o país e, portanto, queremos chegar o mais longe possível", reforçou.

Questionada sobre um eventual futuro entendimento com o PSD para uma solução governativa após as eleições, referiu que o importante é criar condições para que "haja uma verdadeira alternativa política em Portugal".

"O CDS diz, há muito tempo, que está disponível para uma alternativa de centro-direita em Portugal. Nós temos um passado com o PSD e espero que possamos ter um futuro com o PSD", referiu, acrescentando: "Agora sabemos uma coisa: para se governar é preciso ter um apoio no parlamento de 115 deputados mais um. Isso quer dizer que o CDS quer contribuir o mais possível para esse número".

Assunção Cristas recordou, por outro lado, "que, depois de 2015, não é preciso ficar em primeiro lugar para se ganhar eleições, o que significa que acabou o voto útil". Portanto, concluiu a líder centrista, "as pessoas têm que dar utilidade ao seu voto, votando nas ideias e nos partidos que melhor defendem as suas ideias".

Referiu, a propósito, que a prioridade do CDS é "baixar os impostos para todos os portugueses", nomeadamente ao nível do IRC e do IRS, tal como já tinha dito ontem, em entrevista à TVI.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela