Secções
Entrar

Volta a Portugal: De Mateos vinga expulsão com vitória em Viseu

02 de agosto de 2016 às 09:42

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) venceu ontem ao sprint a quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, em Viseu, onde tinha sido expulso da corrida em 2014, após troca de agressões com o italiano Enrico Rossi

De Mateos, de 27 anos, cumpriu a sua sexta presença notop-10 de etapas da presente edição da Volta, impondo-se no final dos 153,2 quilómetros desde Lamego, aos italianos Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) e Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli), segundo e terceiro, respectivamente, em 3:57.58 horas.

Com o mesmo registo chegou o primeiro grupo, que incluía todos os candidatos à vitória na Volta, deixando, um dia depois da chegada ao alto da Senhora da Graça, praticamente inalterada a classificação geral, liderada pelo português Rui Vinhas (W52-FC Porto).

As excepções foram a ligeira aproximação de três segundos do seu companheiro de equipa Gustavo Veloso, campeão em 2014 e 2015, segundo a 2.45 minutos, e de dois de Jóni Brandão (Efapel), 'vice' na edição passada e agora terceiro da geral, a 3.02, graças à bonificação na meta volante de Lamego (22,4 km).

Os ataques na frente do pelotão mereceram pronta resposta da W52-FC Porto, que inviabilizou as várias tentativas de fuga, como foram a de Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e de Nocentini nos 7,9 quilómetros de subida à Serra de São Macário.

O primeiro corredor do pelotão luso a chegar a este topo de primeira categoria estreante no percurso foi o colombiano Wilson Diaz (Funvic Soul Cycles), conquistando a camisola da montanha, mas sem mossa na corrida, com os azuis e brancos na frente.

Nem mesmo as derradeiras investidas de Henrique Casimiro, do francês Guillaume de Almeida (Rádio Popular-Boavista) e do espanhol David Belda (Team Roth), já nos arredores de Viseu, impediram a chegada compacta do primeiro grupo, com Brandão no quinto lugar, Veloso no 10.º e Vinhas logo a seguir, no 11.º.

De Mateos foi o mais rápido em Viseu, onde foi expulso da Volta a Portugal em 2014, após uma discussão aosprint, seguida de uma troca de murros com Enrico Rossi, depois de terem sido terceiro e quarto, respectivamente, numa tirada vencida pelo alemão Phil Bauhaus.

Na terça-feira, o pelotão goza um dia de descanso, regressando à estrada no dia seguinte, para a sexta e mais dura etapa, com 173,7 quilómetros entre Belmonte e Guarda que incluem duas passagens pela Torre, contagem de montanha de categoria especial no coração da Serra da Estrela, e mais três subidas de terceira, uma em Famalicão e duas na Guarda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela