Secções
Entrar

Vodafone diz que talvez nunca venha a saber a razão do ataque informático

18 de fevereiro de 2022 às 13:07

"Desligaram escolas, hospitais e bombeiros, empresas, famílias, pessoas, desligaram a vida de milhões de portugueses", recorda operadora numa carta publicada nos media.

A Vodafone Portugal afirma que não sabe e que talvez nunca venha a saber a razão do ciberataque de que foi alvo, que desligou "escolas, hospitais e bombeiros", numa carta aberta hoje publicada nos media.

Com o título "uma força que nunca se apaga", a operadora de telecomunicações liderada por Mário Vaz recorda que no dia 7 de fevereiro viveu um "'blackout'" (apagão).

"Desligaram escolas, hospitais e bombeiros, empresas, famílias, pessoas, desligaram a vida de milhões de portugueses", salienta a Vodafone.

"Não sabemos, e se calhar nunca vamos saber, porquê. Talvez a ideia de que conseguiriam destruir o que somos, aquilo que trabalhamos e construímos todos os dias, com colaboradores, clientes, parceiros, Estado e sociedade civil", prossegue.

"Sabemos que a tecnologia tem um poder astronómico, mas o que nos distingue é o que fazemos com ela", sublinha, asseverando que, do lado da operadora, esta "estará sempre ao serviço do bem".

A Vodafone Portugal foi alvo de um ciberataque que afetou a sua rede e os seus quatro milhões de clientes.

"Estaremos sempre do lado certo, esta é a força que nunca vão conseguir apagar", remata a operadora na carta aberta.

Neste ataque sem precedentes, a Vodafone foi confrontada, cerca das 21:00 de 07 de fevereiro "com uma interrupção abrupta da quase totalidade" dos seus serviços de comunicações, com exceção do serviço fixo de Internet e de uma "parte expressiva ainda de clientes de televisão", afirmou o presidente executivo da operadora, Mário Vaz, em conferência de imprensa no dia seguinte.

"Para terem uma noção da dimensão e do objetivo deste ataque foi claramente tornar indisponível a nossa rede e com um nível de gravidade para dificultar ao máximo a recuperação dos serviços", sublinhou o gestor, na altura.

A operadora tem dito que não há indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela