Secções
Entrar

Vistos 'gold': Investimento chinês cai quase um terço até maio

13 de junho de 2020 às 10:21

Nos primeiros cinco meses do ano passado, o investimento chinês captado através deste instrumento tinha sido de 97 milhões de euros, num total de 173 vistos 'dourados'.

O investimento chinês captado através dos vistos 'gold' caiu 32% nos primeiros cinco meses do ano, face a igual período de 2019, para 65,5 milhões de euros, de acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Entre janeiro e maio, o montante total resultante da concessão de Autorização de Residência para Investimento (ARI) oriundo da China foi de 65,5 milhões de euros, num total de 119 vistos 'gold' atribuídos, menos 32% face ao mesmo período de 2019.

Nos primeiros cinco meses do ano passado, o investimento chinês captado através deste instrumento tinha sido de 97 milhões de euros, num total de 173 vistos 'dourados'.

Também o investimento proveniente do Brasil registou uma quebra, na ordem dos 34%, para 41,6 milhões de euros, num total de 62 ARI. Um ano antes, o investimento era de 63 milhões de euros, tendo sido concedidos 87 vistos.

A mesma tendência seguiu o investimento de origem turca, que no final de maio ascendia a 18,8 milhões de euros (38 ARI), menos 21,6% do que os 24 milhões de euros (46 vistos 'gold') registados entre janeiro e maio de 2019.

Ainda no 'top' cinco de investimento por nacionalidades este ano constam a Rússia, com 21,1 milhões de euros (33 ARI), e Índia, com 15 milhões de euros (33 ARI).

Estes dois países substituem os Estados Unidos e África do Sul, que em igual período do ano passado totalizaram 13,4 milhões (21 ARI) e 10,5 milhões de euros (21 ARI), respetivamente.

O investimento captado através dos vistos 'gold' quase triplicou (192%) em maio, face ao mês homólogo de 2019, para 146 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nas estatísticas do SEF.

No mês passado, o investimento total resultante da concessão de Autorização de Residência para Investimento (ARI) atingiu 146.168.473,40 euros, o que representa um aumento de 192% face aos 50 milhões de euros registados em maio de 2019.

Maio registou o valor mensal mais alto de investimento captado desde março de 2017, quando foram angariados 192,4 milhões de euros em ARI. Relativamente a abril (28 milhões de euros), o investimento captado mais do que quintuplicou (421%).

Em mais de sete anos -- o programa ARI foi lançado em outubro de 2012 --, o investimento acumulado até maio totaliza 5.286.156.889,96 euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela