Secções
Entrar

Ucrânia: UE entrega primeira 'tranche' de 300 ME de assistência macrofinanceira

11 de março de 2022 às 12:30

Na próxima semana será disponibilizado um montante semelhante, completando-se o desembolso de uma primeira prestação de 600 milhões de euros.

A União Europeia (UE) vai entregar um envelope de 300 milhões de euros de ajuda macrofinanceira (AMF) de emergência à Ucrânia, de um total de 1,2 mil milhões de euros, foi esta sexta-feira divulgado.

O desembolso de 300 milhões de euros foi acelerado com vista a ajudar a reforçar a estabilidade macroeconómica da Ucrânia, no contexto da invasão russa em curso, segundo um comunicado da Comissão Europeia.

Na próxima semana será disponibilizado um montante semelhante, completando-se o desembolso de uma primeira prestação de 600 milhões de euros.

A aprovação dos dois primeiros pacotes financeiros segue-se à adoção rápida da proposta do executivo comunitário junto do Conselho da UE e do Parlamento Europeu.

A outra metade da verba (600 milhões) serão desembolsados mais tarde, mas ainda este ano, em linha com o Memorando de Entendimento assinado entre Bruxelas e Kiev.

A UE tem prestado uma assistência significativa à Ucrânia nos últimos anos, com a atribuição, desde 2014, de mais de 17 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos ao país.

Este valor inclui a provisão de 5,6 mil milhões de euros à Ucrânia através de cinco programas de AMF para apoiar a aplicação de uma agenda de reformas em áreas como a luta contra a corrupção, um sistema judicial independente, o Estado de direito e a melhoria do clima empresarial.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de pelo menos 2,5 milhões de pessoas para os países vizinhos -- o êxodo mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 16.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.

Embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou, na quinta-feira, a morte de pelo menos 549 civis e 957 feridos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela